sábado, 8 de outubro de 2011

Wangari Maathai



Wangari Maathai fundou o “Movimento Cintura Verde”, este movimento em 30 anos plantou 30 milhões de àrvores. Esta medida veio contribuir para a criaçam de vários empregos para mulheres africanas.
Com a criação destes empregos o nível de vida de várias famílias africanas tem vindo a aumentar, permitindo-lhes uma vida melhor.
O custo de oportunidade que a plantação de 30 milhões de árvores teve não foi relevante comparado com os seus frutos, ao criar emprego a várias mulheres não são só as famílias que benefíciam. Como já sabemos existem 4 agentes económicos e através do circuito económico compreendemos que quando um destes agentes é benefíciado todos os outros são benefíciados. Logo ao criar emprego para as mulheres também o estado benefícia.
Wangari afirma: “desde o início, o movimento envolveu- se nos problemas cotidianos, como a comida, a água, as doenças. Se falta água, é porque os bosques foram destruídos sem controle”.
Através desta afirmação podemos compreender que em África existe um problema na escolha da satisfação de necessidades. A água é um bem essenciale, ao cortarmos as árvores estamos a acabar com a possíbilidade da existência desse producto.
Logo, existirá uma procura ilimitada, para um producto limitado, o que nos irá levar ao problema fundamental da economia, a escasses.
A ambientalista considera também que “em África uns têm muito e outros nada”. Aqui conseguimos identificar outra grande díficuldade com que o Mundo se depara, conseguir atingir um dos objectivos de uma boa actividade economica, uma repertição justa dos rendimentos. Por isso ter sido tão importante a plantação destas árvores.

Trabalho realizado por: Sara Delgado nº23

14 comentários:

  1. Achei a notícia muito interessante, e é muito interessante o empenho e coragem que wangari demonstrou, pois foi uma das muitas mulheres que contribuíram para melhorar as condições e os direitos das mulheres em África ao criar tantos postos de trabalho. Achei ainda mais surpreendente o facto de 1 só pessoa ter-se empenhado tanto ao ponto de criar uma fundação ambientalista que plantou muitas árvores.

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida inspirador o que esta senhora conseguiu fazer pelos os direitos das mulheres. Ter conseguido melhorar a vida de tantas famílias africanas que tanto precisam de ajuda, criando vários postos de trabalho para as mulheres africanas, permitindo-lhes que tenham uma vida melhor .

    Foi uma noticia muito interessante, que me ajudou a perceber como gestos como este podem mudar a vida de muitas pessoas. Boa apresentação !

    ResponderEliminar
  3. Achei esta notícia bastante surpreendente, pois houve uma senhora africana, chamada Wangari, que conseguiu conciliar o bem-estar da sociedade, com a preocupação ambiental.
    Nos dias de hoje, as pessoas só se interessam pelo seu bem-estar, sem se preocuparem com as suas consequências, mesmo sabendo que as consequências poderão ser fatais no futuro( falo do caso da destruição ambiental), vivemos numa sociedade egocêntrica. Por esta razão é que estou surpreendido, apesar de vivermos numa sociedade egoísta, houve uma senhora(Wangari) que pensou em tudo, ajudando algumas das mais necessitadas famílias de África(com a criação de emprego), e ou mesmo tempo ajudou na preservação da Natureza.

    ResponderEliminar
  4. Temos de ser racionais, isto é, temos de saber utilizar os recursos para as nossas necessidades, e isso é um dos objectivos da economia. As nossas necessidades são ilimitadas, e os recursos limitados, e Maathai Wangari soube como empregar milhões de pessoas através da plantação de árvores que, ao contrário de como muitas pessoas pensam, são extremamente importantes nas nossas vidas. Estas, para além de renovarem o oxigénio, empregam várias pessoas que dependem dos seus aspectos.
    A plantação das árvores beneficiou todos os agentes económicos, e isso contribui muito na economia de um país.
    São iniciativas como estas que devem ser levadas em consideração. Podemos fazer várias coisas para ajudar o país em tempo de crise, mas para isso temos de saber gerir as ideias e colocá-las em prática.

    ResponderEliminar
  5. Acho que foi muito importante o contributo de Wangari Maathai para a sociedade africana. Conseguiu ajudar milhares de famílias africanas que, como sabemos, o número de famílias com bastantes problemas é elevado, e também teve um papel importante na defesa dos direitos das mulheres. A plantação das árvores foi algo que me fascinou bastante, porque não é muito comum ajudar quem mais precisa plantando árvores.

    ResponderEliminar
  6. Wangari Maathai foi uma mulher extraodinária , que com muita coragem e muita força de vontade conseguiu mudar o país africano. Como todos nós sabemos , Àfrica é um país pobre com poucas condições. A brilhante ideia de Wangari Maathai fez com que muitas mulheres conseguissem um emprego digno , com boas condições e com um salário . Deste modo o nível de vida de muitas familías africanas melhorou de uma maneira significativa , e principalmente conseguiu conquistar respeito para as mulheres africanas.

    Gostei muito da ideia da Sara ao ter escolhido esta noticía, bastante interessante e que apesar de à primeira vista nao parecer teve uma grande ifluência na ecónomia . Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Wangari Maathai é uma mulher que merece muito respeito e consideração. Ela era professora, doutora em biologia e defensora do ambiente. Foi a primeira mulher africana a receber um prémio Nobel da Paz.
    Wangari foi responsável por um projecto que plantou mais de 45 milhões de árvores em África. Este foi um projecto que incentivou muitas mais pessoas a seguirem os seus passos e começar a plantar cada vez mais e mais árvores. Este incentivo é extremamente importante visto que a população actual tem de compensar cerca de 130 milhões de hectares de terra devastada.
    Este projecto tinha como principal objectivo salvar o meio ambiente mas teve também grandes consequências a nível económico. Isto, porque todas as ciências sociais se encontram relacionadas. A realidade social é una e pluridimensional e, como tal, ao afectarmos uma vertente da realidade social estamos a afectar todas as outras.
    Esta iniciativa empregou imensas mulheres. Ao enriquecer, a família passará a ter mais poder de compra o que influenciará toda a economia.
    Muitos questionam este projecto devido aos custos de oportunidade que gerou. No entanto, como é referido, o custo de oportunidade não foi relevante comparado com os seus frutos.
    Wangari é realmente um exemplo a seguir, pois com uma simples ideia, trabalho e esforço conseguiu grandes frutos. Cabe a cada um de nós tentar (mesmo que de uma forma mais simples), ajudar de certa forma a comunidade em que vivemos, quer seja de uma forma directamente ligada com o ambiente, economia, ou qualquer outra.
    Rita Patrício

    ResponderEliminar
  8. O que Maathai Wangari fez foi extraordinário. Mudou a vida a milhares de famílias africanas, empregando-as. E esta senhora, de uma forma indirecta, explicou o verdadeiro objectivo da ciência económica: utilizar um recurso para satisfazer o máximo de necessidades - ao plantar 30 milhões de árvores não só ajudou o meio ambiente, como também " arranjou " emprego a imensas pessoas. É uma verdadeira inspiração.

    Margarida Sá, Nº19

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que Maathai Wangari fez e percebi que existe uma diferença entre as economias mais frágeis como as de África e as economias desenvolvidas. Porque aqui ela pensa em ajudar a economia no emprego a partir de árvores, em Inglaterra por exemplo, de certeza que não pensam assim desta maneira. Gostei da notícia achei interessante, só tenho pena dos imensos erros que encontrei ao longo da leitura.

    Beatriz Morais, Nº2

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que se todos nós nos empenhassemos em projectos destes iriamos conseguir evoluir em muito não só a nossa sociedade, como até o mundo inteiro.
    Em primeiro lugar iriamos criar mais postos de trabalho, e em segundo iriamos ajudar o meio ambiente.
    Estes postos de trabalho iriam ajudar muito as famílias.
    Mas o que é que a economia ganha com isto? Então se uma família tem mais dinheiro terá mais recursos para satisfazer as suas necessidades, o que significa que estamos a conseguir minimizar o problema da escassez. E isto sim interessa, e muito, á economia, pois é isto que os economistas fazem (tentar resolver o problema da escassez).
    E é por isso que eu concordo que é necessário criar mais projectos deste género, tal como o que Wangari Maathai fundou.
    Carolina Rodrigues

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar devo referir que Wangari Maathai é uma verdadeira inspiração! Conseguiu, num só gesto, tanto desenvolver a economia, como dar mais força às mulheres e ainda contribuir para o ambiente. Este é realmente um facto social que podemos observar de diversas perspectivas e é também dos poucos factos em que encontramos benefícios em qualquer que seja a Ciência que o estuda.

    Em segundo lugar gostaria de dar os parabéns à Sara pela inovação, foi sem dúvida uma notícia surpreendente! :)

    ResponderEliminar
  12. (Comentário de cima)
    *Assinado: Catarina Castela, nº6

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar,gostaria de salientar a importância das mulheres na socuiedade actual. Ao longo dos anos,as mulheres passaram a ter mais influência a nível político,económico e social. Na minha opinião,esta mulher deve ser um exemplo para todos nós,não só por ter sido a primeira mulher africana a receber o prémio nobel da Paz,mas também porque mostrou ter caráter e personalidade,ao decidir formar-se,apesar de ter nascido num país da África Oriental,e por ter ajudado a desenvolver o seu país.
    A nível económico,empregou várias mulheres,possibilitando o aumento da qualidade das suas vidas;aumentou o poder de compra das famílias,contuibuindo assim para aumentar a concorrência entre produtores/comerciantes dos bens de primeiro valor.
    Para finalizar,gostaria de passar a seguinte mensagem;enquanto tivermos força e vontade,podemos sempre fazer algo de diferente como fez esta grande mulher!
    Nádia Silva,nº21

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião esta ideia Wangari Maathai, foi bastante inteligente e bem pensada pois se formos a ver o custo de oportunidade desta plantação e quase nenhum ou ate mesmo nulo.
    E com ideias como estas que se ajuda a melhorar o mundo!!!

    Gostei muito da apresentaçao, que foi bastante explicativa, parabéns!!!

    joao sa

    ResponderEliminar